A infra-estrutura de TI da Nissan Motor Co., Ltd., cresceu independente em cada uma das três regiões principais de atuação da fabricante automotiva. A colaboração global e o acesso remoto aos dados eram difíceis e a quantidade de domínios e servidores de e-mail aumentava os custos. Em resposta, a Nissan atualizou sua infra-estrutura tecnológica. A companhia consolidou sua infra-estrutura baseada no Microsoft Windows Server System, incluindo o Microsoft Exchange Server 2003, e implantou soluções de mobilidade baseadas no software Windows Mobile. Uma colaboração maior e melhor está projetada e economizará pelo menos U.S.$135 milhões nos próximos anos, ajudando também na redução de tempo necessário para se colocar veículos no mercado. A solução móvel tornou os executivos mais produtivos e contribuiu diretamente para a melhoria dos serviços aos clientes.

Situação

O nome Nissan é reconhecido em todo o mundo, e este reconhecimento é merecido: no ultimo ano, a empresa vendeu mais de 3 milhões de veículos em mais de 190 países. Seus 120.000 funcionários estão localizados em escritórios no Japão, Europa e América do Norte, além de outros pontos no globo.

No final da década de 90, a Nissan era uma companhia global enfrentando os desafios que acompanham este fato – alguns dos quais como resultados da infra-estrutura tecnológica da empresa, que cresceu muito e de forma independente em cada uma das três áreas de atuação principais. Este crescimento desequilibrado resultou da Nissan ter se transformado em uma empresa global através da consolidação de outras 230 empresas menores. Como resultado destas fusões, as principais regiões da companhia suportavam múltiplos domínios, que eram baseados principalmente nos sistemas operacionais Microsoft® Windows NT® Server versão 4.0 e no Windows® 2000 Server. A Nissan empregou sistemas de e-mail diferentes: Microsoft Exchange Server versão 5.5 na América do Norte e um ambiente misto que incluía o Novell GroupWise no Japão e na Europa.

"Operando como Companhias Diferentes"

"Nós éramos uma companhia operando como diferentes companhias," diz John Schaefer, Estrategista de Tecnologia, Nissan North America (NNA). "Nós todos fizemos as coisas a nosso modo. Para agendar uma reunião ou para compartilhar um documento era extremamente difícil pois operávamos em sistemas diferentes."

Como não existia um diretório global, calendários e recursos compartilhados – como salas de conferência – não eram visíveis entre os domínios. Os executivos e engenheiros no Japão, por exemplo, não podiam facilmente definir teleconferências com seus colegas dos Estados Unidos. Para definir reuniões, os funcionários precisavam enviar vários e-mails para considerar datas alternativas e confirmar a presença. As diferenças no fuso horário causavam um atraso inevitável no agendamento. E se as salas de conferência não estivessem disponíveis no horário combinado, o processo precisava começar novamente.

"As reuniões tomavam quatro vezes mais tempo para serem definidas", diz Larry Berger, Gerente de Serviços Computacionais, NNA. "E devido aos atrasos, as vezes as reuniões não aconteciam."

Estes atrasos não eram apenas inconvenientes. Eles tomavam decisões tomando mais tempo e custando mais e, portanto, aumentavam o tempo para disponibilizar um novo veículo no mercado, exatamente em um momento que a Nissan precisava ser especialmente ágil para manter seu lugar no mercado. O tempo médio da Nissan para disponibilizar um novo produto no mercado era de 24 meses – estando de acordo com o tempo médio da indústria que era de 24 a 36 meses, mas não o suficiente para uma empresa que buscava melhorar seu faturamento, seus lucros e que tinha que manter sua reputação global pela excelência.

Desafios no Caminho

Os desafios tornavam-se maiores quando os executivos viajavam. Como os executivos da Nissan – como gerentes de área, que viajam frequentemente – dependiam de conexões discadas a partir de seus computadores portáteis, estavam a mercê de conexões de Internet não confiáveis quando precisavam ler seus e-mails ou acessar a rede corporativa. Quando os executivos viajavam para as regiões principais de atuação da Nissan, eles não tinham como obter acesso a rede nos escritórios que estavam visitando, pois o acesso a rede e os sistemas de autenticação variavam de região para região. Além disso, como os gerentes de área precisavam carregar vários documentos ao visitar seus parceiros, muitos simplesmente não levavam seus computadores consigo, eliminando a capacidade de responderem rapidamente aos eventos que ocorriam.

Altos Custos de TI

Além dos desafios da infra-estrutura de TI citados, existiam desafios impostos para a equipe de tecnologia da Nissan. O grande número de servidores – por exemplo, a Nissan tinha mais de 113 controladores de domínio e computadores Exchange Server na América do Norte – exigia um investimento significativo em manutenções. E redes separadas em cada região precisavam ser gerenciadas separadamente, não permitindo a economia resultante da larga escala.

Tarefas administrativas básicas tomavam muito tempo, e quando os sistemas falhavam, o efeito nas operações de TI era enorme. Por exemplo, uma falha no e-mail poderia derrubar um servidor por um dia ou dois, deixando centenas de usuários sem e-mail durante este período.

A Solução

Logo após assumir a Nissan em 1999, o CEO (Chief Executive Officer) Carlos


* Mudar para o Windows Server System foi crucial… Ele nos deu a capacidade de fornecer acesso em qualquer lugar e a qualquer hora para nossa força móvel – acesso este praticamente idêntico ao obtido no escritório.   *
Steve Mejia
Gerente Sênior, Sistemas de Informações,
Nissan North America 

Ghosn começou a resolver as questões de TI da companhia com ações calculadas para reduzir custos, melhoras as operações da empresa e aumentar a produtividade dos usuários. Em 2003, Ghosn se reuniu com a Microsoft e outras companhias proeminentes. Ele foi introduzido a algumas das formas inovadoras que a Microsoft Corporation estava melhorando as comunicações e a colaboração entre seus funcionários. Em resposta ao que aprendeu, Ghosn concebeu seu próprio programa para melhoria das operações da Nissan e o Projeto WIN- de "Workforce Integration @ Nissan"— nasceu.

A chave para o Projeto WIN foi o objetivo de aumentar a produtividade dos funcionários com uma melhor colaboração e compartilhamento do conhecimento. Outro ponto importante foi a provisão de uma conectividade universal para os funcionários da Nissan (incluindo acesso móvel completo) e a criação de um portal comum para funcionários.

Para conseguir alcançar estes objetivos, a Nissan adotou o software integrado de servidores Microsoft Windows Server System™ e, nas estações de trabalho, o Microsoft Windows XP Professional e o Office Professional Edition 2003. A implantação do Windows XP Professional foi completada nos Estados Unidos e na Europa e planejada para o Japão. O MCS (Microsoft Consulting Services) participou no design da solução.

"Ao migrar para o Windows Server System globalmente, nós fomos capazes de usar de forma mais eficiente os recursos limitados que temos em cada região em todo o mundo", diz Steve Mejia, Gerente Sênior de Sistemas de Informações, NNA.

Nissan

Domínio Único / Floresta Única

Uma das questões principais que permitiram que os funcionários da Nissan se comunicassem e colaborasse como funcionários de uma empresa única foi a centralização da infra-estrutura, que era altamente descentralizada. A Nissan alcançou seu objetivo atualizando e consolidando seus domínios baseados no Windows NT Server para um único domínio em uma única floresta baseada no Microsoft Windows Server™ 2003, Enterprise Edition e o serviço Active Directory do Windows Server 2003. O Windows Server 2003 é o sistema operacional fundamental do Windows Server System.

Junto com a consolidação dos domínios – incluindo os 11 domínios originais na América do Norte – a Nissan foi capaz de consolidar o número de controladores de domínios necessários para se implantar um domínio novo e único. O número de controladores de domínios na América do Norte foi reduzido para metade, de 67 para 33. O uso do Active Directory para a infra-estrutura toda permitiu que a Nissan fornecesse para cada funcionário um nome de usuário e senha único para logon em qualquer recurso da rede. Isso simplificou muito a administração da rede, enquanto ajudou a garantir que os funcionários pudessem acessar todos os recursos que tivessem autorização.

O uso do Windows Server 2003 também permitiu que a Nissan substituísse sua solução de VPN (rede privada virtual) de terceiros pelo recurso de VPN no Windows Server 2003. Apesar de a solução implantada ter sido disponibilizada apenas para um número limitado de usuários devido ao custo, o recurso de VPN do Windows Server, que não requer uma infra-estrutura de VPN separada, está sendo disponibilizado para todos os usuários que precisarem dele.

Uma Infra-Estrutura Consolidada de Comunicação

A consolidação de domínios e a implantação de um serviço de diretório único e central também facilitaram a consolidação da infra-estrutura de comunicação. A Nissan atualizou sua instalação de Exchange Server 5.5 na América do Norte e suas instalações de Exchange Server e GroupWise internacionais para o Microsoft Exchange Server 2003, que é parte do Windows Server System. Ao invés de usar diretórios de correio diferentes para cada sistema, a implantação do Exchange Server 2003 obteve vantagem do Active Directory. Isso eliminou a necessidade de se manter domínios e diretórios de correio separados e uma sincronia entre eles.


* O Windows Server System permitiu finalmente que trabalhemos como uma companhia global. *
Larry Berger
Gerente, Serviços Computacionais,
Nissan North America

A migração para o Exchange Server 2003 permitiu que os funcionários da Nissan compartilhassem a mesma solução de mensageria – e, portanto, colocou-os em um fácil alcance entre um e outro funcionário para se comunicar e colaborar via Exchange Server 2003, fornecendo ainda grande capacidade de caixas postais e mais caixas postais em menos servidores. Anteriormente, o maior servidor Exchange da Nissan suportava 1.000 caixas postais. Agora, como o Exchange Server 2003 suporta até 3.000 usuários por computador, a Nissan pode reduzir o número de servidores de correio de 36 para 18 na América do Norte. O número de locais principais de servidores também foi consolidado. Na América do Norte, por exemplo, 11 sites foram consolidados para 6.

Esta consolidação foi possível graças a vários avanços na escalabilidade e em outras áreas no Exchange Server 2003. Por exemplo, a Compressão MAPI (Messaging Application Programming Interface), que reduz o tráfego de rede em 50 a 70 por cento, torna possível que empresas como a Nissan hospedem usuários de escritórios remotos em um servidor central (ao invés de precisar colocar um servidor localmente em cada site) sem consumir uma banda significativa de rede. A Nissan também está obtendo vantagem dos recursos de múltiplos armazenamentos e clustering do Exchange Server 2003 para aumentar a confiabilidade e o suporte para a consolidação. Ambos os recursos aumentam a capacidade para grandes empresas como a Nissan executarem sua solução de missão crítica global em um número pequeno de servidores centrais.

Múltiplos armazenamentos de informações por servidor aumentam a velocidade das operações de backup e recuperação e ajudam a garantir que um problema com um armazenamento implica em um mínimo impacto na corporação. O recurso de clustering aumenta a disponibilidade da infra-estrutura baseada no Exchange Server. Berger estima que a mudança para o Exchange Server 2003 aumentou a confiabilidade da solução de mensageria da Nissan.

A planta de produção da Nissan em Smyrna, Tennessee, é típica para a consolidação realizada pelo Exchange Server 2003. Os sete computadores com Exchange Server que hospedavam 2.278 caixas postais foram substituídos por um cluster de dois nós ativo/passivo de máquinas com quatro processadores executando o Exchange Server 2003 (Figura 1).

Acesso Móvel Completo

Um dos objetivos principais do Projeto WIN é fornecer aos funcionários da Nissan acesso móvel completo à rede a partir de qualquer lugar no mundo. A Nissan está alcançando este objetivo graças ao software Microsoft Windows Mobile™ 2003 para Pocket PCs e SmartPhones, Exchange Server 2003 e o cliente de colaboração e mensageria Office Outlook® 2003.

"Por causa do Windows Server 2003 e do Exchange Server 2003, nossos funcionários podem agora acessar nossa rede através de dispositivos móveis a partir de qualquer lugar", diz Toshihiko Suda, Gerente Sênior, Nissan Motor Co., Ltd. "Todos estão muito felizes com o acesso móvel."

Figura 1. Um exemplo da consolidação mundial da implantação do Exchange Server na Nissan está em Smyrna, Tennessee, planta de produção, onde sete servidores foram substituídos por um cluster de dois nós com quatro processadores cada máquina – aumentando a disponibilidade com poucos servidores.

A Nissan tinha adotado computadores baseados em Palm como padrão móvel e estava procurando por outras soluções. Mas a Nissan escolheu por padronizar usando Pocket PCs e Smartphones baseados no Windows Mobile pois eles suportavam documentos e planilhas do Microsoft Office, ofereciam um modelo completo de segurança e encriptação e eles puderam ser implementados sem exigir que a Nissan criasse uma infra-estrutura separada do lado servidor.

O Microsoft Exchange Server ActiveSync® (EAS), ativado automaticamente no Exchange Server 2003, fornece o acesso seguro aos e-mails, itens do calendário e contatos do Exchange Server, a partir de Pocket PCs e Smartphones baseados no Windows Mobile, de forma agendada ou sob demanda.

O software Windows Mobile dá aos executivos da Nissan a opção de usar o tipo de dispositivo móvel que se adeque melhor às suas necessidades. Os executivos que precisam apenas checar seus e-mails geralmente utilizam Smartphones. A Nissan está atualmente testando várias opções de Smartphones baseados no Windows Mobile, incluindo o Samsung i600 Smartphone e o Audiovox XV-6600.


* Estamos utilizando o Windows Server System não apenas para satisfazer necessidades atuais como parte do Projeto WIN, mas além disso. *
Steve Mejia
Gerente Sênior, Sistemas de Informações,
Nissan North America 

Para executivos que precisam também acessar aplicações, a Nissan fornece dispositivos que combinam os recursos de telefone com os de um PDA (Personal Digital Assistant), como o HP iPAQ h6315 Pocket PC Phone Edition e o Siemens SX66 Pocket PC Phone. Após o sucesso do piloto da Nissan com estes dispositivos, 300 executivos da Nissan receberão Pocket PCs baseados no Windows Mobile na primeira etapa de produção.

O CEO da Nissan Ghosn está ajudando a definir um novo nível no acesso móvel. “Graças ao Smartphone baseado no Windows Mobile, eu não tenho mais que carregar meu notebook comigo.”, ele diz.

Usando seus dispositivos móveis, o pessoal da Nissan pode acessar dados de vendas de veículos residentes em aplicações do legado hospedadas em mainframes, graças a emulação de terminal fornecida pela fabricante Aton. Baseado no Microsoft .NET Framework— um componente integral do Windows que fornece um modelo de programação e tempo de execução para serviços da Web, aplicações Web e aplicações “Smart Clients” – o componente TN3270 da Aton é executado nos Pocket PCs baseados no Windows Mobile e fornece acesso aos dados através da VPN da Nissan.

"Esta tela verde com dados sobre vendas de veículos é a tela mais popular da empresa”, diz Berger. “Mas quando nosso pessoal estava viajando, eles não tinham acesso a ela. Graças a solução baseada no Windows Mobile, agora eles podem acessá-la."

Mas o acesso móvel não está apenas beneficiando as centenas de usuários com dispositivos móveis. Graças ao Microsoft Office Outlook Web Access (OWA), ativado automaticamente nos computadores com Exchange Server 2003, todos os funcionários da Nissan podem checar seus e-mails a partir de seus computadores portáteis, computadores domésticos, quiosques ou qualquer PC conectado à Internet que encontrarem em suas viagens. Como o Exchange Server ActiveSync, o OWA obtém as vantagens da mesma estrutura baseada no Active Directory que a Nissan implantou.

A solução OWA está se tornando muito popular entre os funcionários da Nissan. Assim que foi disponibilizada, ela foi acessada 41.000 vezes em Julho de 2004; em cinco meses esta taxa mensal foi dobrada, chegando a mais de 83.000 acessos/mês.

Gerenciamento da Solução

Para ajudar a gerenciar e monitorar a nova infra-estrutura, a Nissan está usando dois outros membros do Windows Server System: o Microsoft Systems Management Server (SMS) e o Microsoft Operations Manager (MOM).

A Nissan North America usa o SMS versão 2.0 — e planeja atualizar para o SMS 2003, que já está implantado na Europa – como a ferramenta exclusiva de distribuição de software. Atualizações de segurança e outras atualizações críticas são enviadas automaticamente para servidores e estações de trabalho. Atualizações opcionais – como drivers atualizados para DVD Players – estão disponíveis em servidores SMS, e os usuários podem fazer o download se desejarem.


* Na Nissan, esperamos economizar pelo menos US$ 135 milhões nos próximos anos graças às eficiências que o Windows Server 2003 e o Exchange Server 2003 estão ajudando a alcançarmos. *
Toshihiko Suda
Gerente Sênior,
Nissan Motor Company, Ltd.

O uso do SMS substituiu scripts de logon que a Nissan usava anteriormente para implementar atualizações. Os scripts de logon exigiam que a Nissan fornecesse aos usuários direitos administrativos – que também dava aos usuários a capacidade de instalar os softwares que desejam no sistema. Isso criava uma série de problemas administrativos, indo de reconfigurações de máquinas até lidar com códigos mal-intencionados carregados em computadores.

"O SMS e o Windows XP Professional trabalham muito bem juntos", diz Berger. "Nós podemos bloquear as estações de trabalho com o Windows XP de problemas inadvertidos ou maliciosos e então atualizá-los quando quisermos, usando o SMS. É o melhor dos dois mundos. O SMS não apenas evita que precisemos reconfigurar máquinas periodicamente, como entrega softwares de forma confiável e gerencia a banda disponível para conexões remotas de forma que este fluxo não seja interrompido. O SMS nos fornece ainda relatórios detalhados e assim podemos saber se uma atualização foi implantada com sucesso, ou se tivemos problemas que exigem atenção."

A Nissan está usando o Microsoft Operations Manager 2005 para gerenciar seus controladores de domínio e computadores com Exchange Server. O MOM 2005 monitora espaço em disco, memória e outros fatores da infra-estrutura, entregando as informações em um console central de acordo com as necessidades da Nissan.

"Anteriormente, as informações de logs eram armazenadas em cada máquina e portanto a equipe não as observava a tempo.", diz Berger. "Nós estávamos sempre lidando com problemas depois que eles ocorriam. Com o MOM 2005, menos pessoas monitoram nossa infra-estrutura, mas temos mais informações disponíveis rapidamente. Nós realmente temos visibilidade de todos os eventos que são importantes para nós, em tempo real. Este é um grande salto em capacidade e significa maior uptime para nosso sistema que está se tornando cada vez mais importante e estratégico para nossos usuários."

 

 

 

 

 

Uma Estação de Trabalho Atualizada

Nas estações de trabalho, a Nissan está atualizando a partir do Microsoft Office 97 executado sobre o Windows 98 e Windows 2000 Professional, para o Microsoft Office Professional Edition 2003 executado sobre o Windows XP Professional.


* Por causa do Windows Server 2003 e do Exchange Server 2003, nossos funcionários podem agora acessar nossa rede através de dispositivos móveis, a partir de qualquer lugar e a qualquer hora. *
Toshihiko Suda
Gerente Sênior,
Nissan Motor Co., Ltd.

Ao atualizar para o Windows XP Professional, a Nissan North America reduziu o número de imagens de estações de trabalho que precisavam manter, de 48 para 2. Uma razão para esta redução é o suporte multi-idiomas no Windows XP e no Office Professional Edition 2003, que elimina a necessidade de se manter versões separadas em cada imagem para cada idioma que a empresa utiliza, incluindo inglês, francês, japonês e espanhol.

No sistema anterior, o sistema operacional Windows e os programas do Office poderiam apenas rodar no idioma da imagem usada. No novo ambiente, entretanto, qualquer funcionário da Nissan pode efetuar logon em qualquer computador baseado no Windows XP Professional na rede, em qualquer lugar do mundo e selecionar seu idioma de preferência para a execução do Windows XP Professional e dos programas do Microsoft Office.

Além de fornecer grande flexibilidade para os usuários, este suporte a múltiplos idiomas reduziu fortemente a carga administrativa para a equipe de TI. Usar menos imagens de estações de trabalho significa que existem menos imagens para serem atualizadas. Anteriormente, eles levavam 96 horas para atualizar cada uma das 48 imagens da empresa manualmente – um processo caro e que tomava muito tempo que significava que as imagens não eram atualizadas no tempo ideal. As duas imagens de estações que a Nissan mantém agora levam 8 horas para serem atualizadas, pois uma imagem existente pode ser atualizada ao invés de ser completamente reconstruída. E, conforme mencionado anteriormente, o uso do SMS significa que a maioria das atualizações ocorre automaticamente, sem a necessidade de intervenção manual.

O Papel Crucial dos Serviços da Microsoft

A Nissan engajou o pessoal da Microsoft Services para fornecer uma análise da arquitetura e orientações em decisões importantes de design. O envolvimento da Microsoft Services foi crucial, de acordo com Berger.

"O pessoal da Microsoft Services foi definitivamente um fator considerado em nossa decisão de atualizar e consolidar a infra-estrutura usando o Windows Server System", diz Berger. "Temos outros consultores ajudando-nos em atualizações em cada região mas, no topo disso tudo, temos o Microsoft Services com a palavra final sobre o que devemos fazer. Nós usamos a Microsoft como ‘referência’ para todas as decisões que a equipe global de design estiver envolvida, bem como na validação final de cada etapa do design."

Berger credita ao Microsoft Services várias das decisões refletidas na nova infra-estrutura da companhia, incluindo a consolidação tanto dos controladores de domínio Windows Server como dos servidores Exchange.

s

Figura 2. Os usuários móveis da Nissan possuem acesso aos programas do Microsoft Office, dados de mainframes, seus calendários e informações sobre viagens – tudo a partir de uma única tela em seus Pocket PCs baseados no Windows Mobile.

"O Microsoft Services influenciou nossa contagem final de servidores nos mostrando que poderíamos aumentar o número de caixas postais por computador com Exchange Server, e que poderíamos reduzir nossos controladores de domínio enquanto fornecíamos os serviços necessários de autenticação para nossos usuários", diz Berger. "O Microsoft Services também nos mostrou a vantagem adicional que poderíamos obter, particularmente para nossa estrutura de colaboração e comunicação, Escolhendo o Exchange Server 2003 e o Office Professional Edition 2003 ao invés de outras versões."

Uma das formas de contribuição do pessoal da Microsoft Services para uma implantação eficiente da nova infra-estrutura ocorreu mostrando para a Nissan como utilizar de forma ótima a ferramenta gratuita disponível para download Microsoft Exchange Server Best Practices Analyzer Tool. Como o nome indica, a ferramenta varre computadores executando o Exchange Server e identifica itens que não estão de acordo com as práticas recomendadas da Microsoft. Ela faz isso coletando programaticamente as configurações e valores em repositórios como o Active Directory, o registro, a metabase e o monitor de desempenho. Uma vez coletadas as configurações e valores, a ferramenta aplica um conjunto de regras de práticas recomendadas detalhadas na topologia. Ela fornece então um relatório detalhado listando as alterações recomendadas que podem ser realizadas no ambiente para alcançar um maior desempenho, escalabilidade e uptime.

"Através do Exchange Server Best Practices Analyzer Tool e de uma explicação dos resultados, o Microsoft Services nos deu um instrumento muito valioso para garantirmos que tínhamos construído nossos servidores Exchange Server 2003 da melhor maneira possível.", diz Berger.

Benefícios

O Windows Server System está ajudando a Nissan a alcançar um maior nível de colaboração. Também está projetada uma economia de US$ 135 milhões nos próximos anos, ajudando a reduzir o tempo de disponibilidade de novos produtos no mercado, além de melhorias no processo e no serviço ao cliente final.

Melhor Colaboração Reduzindo o Tempo para Disponibilizar Produtos no Mercado

O Windows Server System está ajudando a Nissan a alcançar os objetivos do Projeto WIN de melhorar a colaboração em nível mundial, proporcionando um aumento da produtividade, do faturamento e dos lucros.


* Com o MOM 2005, menos pessoas monitoram nossa infra-estrutura e temos mais informações disponíveis mais rapidamente. *
Larry Berger
Gerente, Serviços Computacionais,
Nissan North America

"O Windows Server System ajudou a Nissan a implementar um domínio realmente global, onde todos são capazes de interagir mais livremente do que nunca", diz Mejia. "Com o Exchange Server 2003, fomos capazes de fornecer um calendário compartilhado global para todos os nossos funcionários, um objetivo primário do Projeto WIN."

A Nissan tem por objetivo economizar 20 minutos por dia por engenheiro, o que deve ser alcançado graças a novas ferramentas de colaboração. Como os engenheiros não perdem tempo definindo reuniões através de e-mails, a colaboração entre engenheiros mundialmente é mais fácil de ser implementada – e, consequentemente, são realizadas mais vezes.

Esta colaboração aumentada pode gerar um impacto significativo nas operações da Nissan. Como os engenheiros estão trabalhando juntos mais intensamente, eles são capazes de reduzir a complexidade nas peças utilizadas nos veículos da empresa. A companhia cortou o número de novas peças em 30 por cento, de 20 para 14 por plataforma de automóvel. (Uma plataforma de automóvel é um grupo de carros que compartilha a mesma infra-estrutura de peças.) Eles reduziram o número total de peças em 50 por cento e o número de peças únicas em 60 por cento. Menos peças contribuem para um menor tempo de disponibilidade dos novos veículos no mercado.

Por exemplo, Schaefer cita o design de um botão único que substituiu três diferentes botões desenhados anteriormente por engenheiros em regiões diferentes. Trabalhando juntos, os engenheiros eliminaram a necessidade de dois processos adicionais de design e manufatura e permitiu o design de um botão único que será usado mais amplamente do que o conjunto de botões que foram substituídos.

Processos de Trabalho São Melhorados, o Serviço ao Cliente Final Também

Além de permitir uma melhor colaboração, o projeto WIN baseado no Windows Server System está melhorando os processos de trabalho na Nissan – e contribuindo para um melhor serviço ao cliente.


* Através da ferramenta Exchange Server Best Practices Analyzer Tool e explicações sobre os resultados, o pessoal do Microsoft Services nos forneceu um instrumento muito valioso para garantirmos que criamos nossos servidores Exchange Server 2003 da melhor forma possível. *
Larry Berger
Gerente, Serviços Computacionais,
Nissan North America 

Por exemplo, gerentes regionais e outros funcionários usam os dispositivos móveis baseados no Windows Mobile quando visitam as revendas. Os representantes regionais usam um Pocket PC Samsung i700 para resolverem reclamações de clientes em tempo real tirando fotos dos veículos, enviando as imagens para o escritório regional e esperando uma resposta, endereçando a questão do cliente sem que ele precise sair da revenda.

Muitos executivos da Nissan usam Pocket PCs baseados no Windows Mobile ao invés de notebooks quando viajam para revendas, facilitando a checagem de seus e-mails. Isso beneficia a Nissan com uma maior produtividade no uso de e-mails e além: por exemplo, antes da solução baseada no Windows Mobile os executivos regionais que viajavam frequentemente gastavam suas noites baixando seus e-mails e não tinham tempo para analisar os relatórios das revendas até que retornassem para o escritório. Agora, como checam seus e-mails durante o dia, os executivos usam a noite para analisar os relatórios das revendas. Devido a isso, a Nissan pode ter informações mais completas e atualizadas do que nunca sobre o status da rede de revendas.

"Mudar para o Windows Server System foi crucial para alcançarmos os objetivos do projeto WIN", diz Mejia. "Ele nos deu a capacidade de fornecer acesso em qualquer lugar e a qualquer hora para nossa força móvel sendo praticamente igual ao acesso que temos no escritório. Isso é algo que não poderíamos conseguir antes."

A Solução Ajuda a Satisfazer as Necessidades de Uma Indústria em Expansão

Os benefícios que a Nissan obteve com o uso do Windows Server System podem ser valiosos para qualquer organização, mas são particularmente importantes para a Nissan, dado seu status de indústria automotiva global. As pressões da concorrência exigem que fabricantes de automóveis acelerem as inovações e reduzam as despesas operacionais.

"A Nissan precisava reduzir ciclos de produtos e custos, além de aumentar o volume das vendas", diz Berger. "Nós avaliamos a infra-estrutura de TI em relação a nossa situação e então determinamos as melhorias que causariam o maior impacto. As soluções da Microsoft que nós implantamos nos ajudaram e entregar as melhorias desejadas e obter um impacto em todo o mundo."

Projetos da Nissan Economizam US$135 Milhões

"Na Nissan, esperamos economizar pelo menos US$135 milhões nos próximos anos graças às eficiências que o Windows Server 2003 e o Exchange Server 2003 ajudaram a alcançar", diz Toshihiko Suda, Gerente Sênior da Nissan Motor Company, Ltd. "Esta economia é resultante da maior produtividade de nossa equipe ao mesmo tempo em que somos capazes de gastar menos em viagens, impressão, telefone e terceirizações."

"Com o Windows Server System, nós somos capazes de reduzir a complexidade de nosso ambiente de TI.", diz Berger. "As versões atuais do Exchange Server e do Active Directory são fáceis de serem gerenciadas. E a interoperabilidade entre eles permite a redução da complexidade de nossos sistemas – e o número de pessoas necessárias para suportar tudo isso."

"Estamos considerando o Windows Server System não apenas para as necessidades imediatas que temos hoje como parte do Projeto WIN, mas muito além disso.", diz Mejia. "Estamos considerando o que nós podemos fazer com esta tecnologia para prestar um melhor suporte aos nossos clientes, talvez nos veículos, talvez em outras áreas como nosso site da Web. Esta é uma tecnologia muito estratégica para nós e nós antecipamos que dependeremos disso para alcançar grandes conquistas para nosso negócio no futuro."

"Nós realmente gostamos do caminho que o Windows Server System está tomando.", diz Berger. "Para mim, pessoalmente, um dos benefícios do Windows Server System está na capacidade de meus clientes olharem pra mim e dizerem ‘obrigado por nos fornecer estes recursos’. Especialmente para coisas que nós não havíamos nem sonhado em ter. O Windows Server System nos permitiu finalmente trabalharmos como uma companhia global."

A infra-estrutura integrada de servidores Microsoft Windows Server System foi criada para suportar soluções fim a fim baseadas no sistema operacional Windows Server. O Windows Server System cria uma infra-estrutura baseada em uma integração inovadora, a abordagem holística da Microsoft focada na construção de produtos e soluções que são intrinsecamente criadas para trabalharem juntas e interagirem de forma transparente com outros dados e aplicações em todo o ambiente de TI. Isso ajuda você a reduzir os custos operacionais, fornece uma infra-estrutura de TI mais segura e confiável e permite novos e valiosos recursos para o crescimento futuro de sua empresa.

Para mais informações sobre o Windows Server System, acesse:
www.microsoft.com/brasil/windowsserversystem

Mais Informações

Para mais informações sobre os produtos e serviços da Microsoft, dúvidas ou suporte, ligue para 0800-8884081 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e finais de semanas e feriados, das 9 às 19 horas) ou acesse www.microsoft.com/brasil.

© 2005 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados

Este estudo de caso tem propósito informativo apenas. A MICROSOFT NÃO FORNECE GARANTIAS, EXPRESSAS OU IMPLÍCITAS, NESTE DOCUMENTO.

Microsoft, Active Directory, ActiveSync, Outlook, Windows, o logo do Windows, Windows Mobile, Windows NT, Windows Server e Windows Server System são marcas registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou outros países. Todas as outras marcas são propriedade de seus respectivos proprietários.